As informações e desdobramentos do que acontece em Sergipe a partir do que é veiculado no Programa "Liberdade sem Censura", apresentado por George Magalhães.
terça-feira, 26 de julho de 2011
ENQUETE | Fiscalização eletrônica: vale a pena?
Desde 25 de março a fiscalização eletrônica está suspensa em Aracaju devido ao cancelamento dos contratos que a Prefeitura de Aracaju mantinha com as empresas Splice e Eliseu Kopp, administradoras do sistema de monitoramento do trânsito.
De acordo com matérias veiculadas em cadeia nacional, essas empresas estão envolvidas em fraudes em várias cidades do país e a pressão sobre a SMTT fez com que o serviço fosse suspenso e os famosos "pardais" deixassem de multar infratores.
Há quem defenda que isso é melhor para o motorista e para o trânsito da capital. Outros afirmam que, com isso, os acidentes voltaram a aumentar.
O blog Notícias George Magalhães e o programa Liberdade Sem Censura querem saber sua opinião. Você acha que a fiscalização eletrônica melhora o trânsito em Aracaju? Responda à enquete na barra lateral direita do blog e interaja conosco.
Lembramos que a enquete não tem valor científico e serve apenas para sabermos um pouco mais sobre as opiniões dos nossos ouvintes, internautas e tuiteiros de plantão. Não esqueça de deixar seu comentário!
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Advogado tenta levar celulares para detentos e é pego
O programa Liberdade Sem Censura começou a semana tratando sobre o caso do advogado que foi pego tentando levar 4 celulares para detentos no final da última semana. O radialista George Magalhães conversou na manhã dessa segunda, dia 25 de julho,vccom o presidente da OAB, Carlos Augusto Monteiro, sobre o caso.
De acordo com informações divulgadas na mídia local, o advogado Bruno Costa Souza pretendia entregar 4 aparelhos e 5 carregadores de celular para detentos do Complexo Penitenciário Carvalho Neto, no município de São Cristóvão. O caso aconteceu na tarde de sexta, dia 22, e o advogado teria recebido R$ 4 mil para repassar celulares aos presos.
Carlos Augusto Monteiro disse que caso vai ser apurado pela Ordem e que advogado pode perder registro na ordem, sendo impedido de exercer a profissão. “A infração é extremamente grave, sobre isso não há dúvidas, e OAB vai instaurar procedimento disciplinar”, disse ele..
Presidente da OAB diz que caso vai ser apurado (Foto: Portal Infonet) |
O presidente da OAB disse ainda que esse é o primeiro registro de que um advogado tenha tentado repassar celular a detentos. De acordo com ele, devido à dificuldade de entrar na ordem por meio de exame, é lamentável que ocorram problemas dessa natureza, que podem resultar na expulsão do advogado dos quadros da ordem.
Plano Diretor
O presidente da OAB/SE falou ainda sobre as ações de ordem para ampliar as discussões em torno do Plano Diretor da capital. Carlos Augusto disse que a OAB esteve reunida com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e com o Ministério Público (MP) para discutir o assunto.
Carlos Augusto falou que é importante aumentar inserção da sociedade na discussão do Plano Diretor. “O foco central nesse momento é aproximar o cidadão de todos os cantos de Aracaju a esse assunto. O cidadão ainda se encontra muito alheio sobre Plano Diretor”, disse o presidente da OAB, recomendando que a população comece a cobrar explicações de seus parlamentares sobre esse assunto.
Marcadores:
advogado,
Carlos Augusto Monteiro,
Copecam,
OAB
terça-feira, 19 de julho de 2011
Antônio Moraes fala sobre tentativa de tirá-lo da presidência do Sinpol
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol), Antônio Moraes falou ao programa Liberdade Sem Censura na manhã de terça, dia 19, sobre a decisão da diretoria em pedir seu afastamento.
Ele contou que, em reunião da diretoria, sete diretores votaram pelo seu afastamento e seis votaram pela manutenção do policial no cargo. A alegação é de que Moraes estaria usando indevidamente recursos do sindicato.
Moraes diz que cabe à categoria decidir ou não pela seu afastamento (Foto: Portal Infonet) |
Questionado pelo radialista George Magalhães se as acusações procedem, Moraes disse que prefere primeiro discutir com a categoria. “Sobre essas denuncias, eu prefiro, antes de falar com imprensa e opinião pública do estado, conversar com os policiais em assembléia, olhando nos olhos”, explicou ele.
A Assembléia Geral da categoria que vai votar pela destituição ou não de Antonio Moraes será na segunda, dia 25, no auditório da Academia de Policia (Acadepol). Moraes disse que espera a presença em massa dos policiais na assembléia, para que a categoria possa ouvir todas as versões.
Questão interna
Moraes descartou que essa ação seja fruto de alguma interferência externa no sindicato. “O certo é que já existe um racha no sindicato há algum tempo e algumas pessoas não querem ver minha figura continuando na presidência”, destacou ele. O policial ainda eximiu a diretoria de qualquer motivação ou métodos obscuros.
“Essa oposição que briga é também leal. Ela nunca teve a intenção de difamar a minha imagem, isso eu tenho que reconhecer em público. Mas um grupo de cinco ou seis pessoas tenta causar um embaraço, acusando de que haveria desvio de dinheiro. Não existe nenhuma autoridade ou grupo político por trás desse grupo. Pode ser que apareça algum oportunista, mas isso não acontece no momento”, avalia Moraes.
Em todo caso, o presidente destacou que cabe á categoria julgar as informações. “Quem deve apontar em última análise se houve excesso é o dono do dinheiro, os policiais que estão filiados ao sindicato. Se esse conjunto de pessoas não entender dessa forma, serei destituído Meu cargo está nas mãos de quem me colocou lá”, disse Antonio Moraes.
Em nota, a diretoria do Sinpol procurou dar explicações públicas sobre esses acontecimentos. Veja o teor da nota divulgada pelo sindicato:
Nota de Esclarecimento - SINPOL Sergipe: Quem conhece, confia!
O Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe vem através dessa Nota explicar os últimos acontecimentos ocorridos em face da destituição do então presidente do sindicato, Antonio José Almeida Moraes.
Em um processo de investigação feita pela direção do SINPOL Sergipe, foram detectadas diversas irregularidades que apontam o uso indevido das finanças do Sindicato por parte do Sr. Antonio Moraes, o que culminou com o desligamento do cargo de presidente, decisão esta tomada pela maioria dos dirigentes que compõem o SINPOL Sergipe em reunião realizada na última sexta feira, dia 15 de julho, na sede da entidade.
Com vistas a discorrer sobre os detalhes que definiram esta tomada de decisão, o SINPOL Sergipe convoca todos os filiados a comparecerem na próxima segunda feira, dia 25 de julho, a partir das 16h, na Academia da Polícia Civil, para a realização de uma Assembléia Extraordinária que terá como fim a exposição de todos os fatos que nortearam o referido afastamento.
Na certeza que a nossa instituição passará por toda essa turbulência forte e unida, a diretoria do SINPOL Sergipe reitera os valores de confiança e honestidade que o fizeram grande e que o conduziram para grandes conquistas ao longo da sua história, construída com o suor de cada policial civil sergipano, no exercício da honra e dignidade, insumos da sua profissão.
Aracaju, dia 18 de julho de 2011
Assessoria de Comunicação
Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (SINPOL Sergipe)
Marcadores:
Antônio Moraes,
Assembléia,
Destituição,
Polícia Civil,
Sindicato,
Sinpol
segunda-feira, 18 de julho de 2011
PT ainda espera fazer prefeito Paulo Brito desistir da renúncia em Propriá
O presidente do diretório estadual do PT e vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, disse no programa Liberdade Sem Censura dessa segunda, dia 18, que o partido espera que o prefeito de Propriá, Paulo Brito, desista de renúncia, fato já divulgado no programa e neste blog.
Silvio Santos disse que esse foi um dos principais assuntos abordados na reunião do diretório regional com lideranças e diretórios municipais acontecida no sábado, dia 16. Na ocasião, os membros do PT aprovaram uma moção para viabilizar o diálogo com Paulo Brito na esperança que esse recue em seu posicionamento.
“Naturalmente o conjunto do partido entendeu a decisão de Paulo Brito em renunciar como um prejuízo significativo para o partido. Mas o PT decidiu pelo diálogo, buscando avaliar e negociar essa decisão para que todos saiam fortalecidos”, disse ele ao radialista George Magalhães.
Governador descontente
Em gravação feita pela repórter Magna Santana, o governador Marcelo Déda também deixou claro o descontentamento com a renúncia. De acordo com ele, Paulo Brito está ciente desse posicionamento e ouviu isso do governador, que até o momento não entende o gesto do prefeito de Propriá e nem é solidário com ele.
“Continuo amigo de Paulo Brito. Mas, analisando politicamente, vejo essa decisão como uma postura unilateral, sem ouvir o partido. Não posso concordar com uma decisão dessas e disse isso a ele. Tenho uma opção crítica em relação ao assunto”, declarou Déda.
O governador disse ainda que espera o diálogo, mas entende que, a partir do momento em que Paulo Brito entregar a carta de renúncia na Câmara dos Vereadores, o abandono do cargo está consumado. “Aí o PT deixa de ter um prefeito. Por isso é preciso ter muita tranqüilidade, muita calma e sei que o partido saberá a melhor atitude a tomar nesse assunto”, completou.
Silvio Santos reforçou que diálogo e busca pelo entendimento é o que vai nortear o partido. Ele disse que não há sentimento de caça às bruxas no partido em relação a Paulo Brito e que as lideranças não descartam nem a possibilidade de seguir pelo caminho de apoiar o vice-prefeito, tal qual a intenção – pelo menos declarada – do Prefeito Paulo Brito. A pergunta que fica no ar é: isso pode gerar uma celeuma ainda maior no bloco governista? Leia trecho final da matéria publicada neste blog onde o vice-governador Jackson Barreto comenta o assunto.
Pensando em 2012
Presidente do PT disse também que as lideranças do PT já começaram a pensar nas eleições do próximo ano, mas apenas no âmbito interno do partido, e aproveitaram a reunião de sábado para iniciar o debate com diretórios municipais e dar um pontapé inicial na construção da estratégia eleitoral. Tudo pensando em fortalecer o partido nas eleições de 2012.
“Chegou a hora do debate interno para as eleições 2012. Não é hora de lançar nome ainda, mas é hora de tirar diretrizes, orientar lideranças e diretórios municipais”, disse Marcelo Déda. O discurso de Silvio Santos segue esse mesmo tom. Ele disse que o partido vem administrando com muito cuidado e tranqüilidade a polarização entre o nome dele e o de Rogério Carvalho na discussão interna do PT para as Eleições 2012.
“Há um sentimento no partido de que devemos definir o nome do PT o mais rápido possível, para iniciar 2012 debatendo com a sociedade. Queremos a unidade do nosso bloco, o importante fortalecer o partido”, enfatizou.
Sílvio Santos aposta na unidade do PT para eleições do próximo ano (Foto: Arquivo/Thiago Leão) |
“Naturalmente o conjunto do partido entendeu a decisão de Paulo Brito em renunciar como um prejuízo significativo para o partido. Mas o PT decidiu pelo diálogo, buscando avaliar e negociar essa decisão para que todos saiam fortalecidos”, disse ele ao radialista George Magalhães.
Governador descontente
Em gravação feita pela repórter Magna Santana, o governador Marcelo Déda também deixou claro o descontentamento com a renúncia. De acordo com ele, Paulo Brito está ciente desse posicionamento e ouviu isso do governador, que até o momento não entende o gesto do prefeito de Propriá e nem é solidário com ele.
“Continuo amigo de Paulo Brito. Mas, analisando politicamente, vejo essa decisão como uma postura unilateral, sem ouvir o partido. Não posso concordar com uma decisão dessas e disse isso a ele. Tenho uma opção crítica em relação ao assunto”, declarou Déda.
O governador disse ainda que espera o diálogo, mas entende que, a partir do momento em que Paulo Brito entregar a carta de renúncia na Câmara dos Vereadores, o abandono do cargo está consumado. “Aí o PT deixa de ter um prefeito. Por isso é preciso ter muita tranqüilidade, muita calma e sei que o partido saberá a melhor atitude a tomar nesse assunto”, completou.
Silvio Santos reforçou que diálogo e busca pelo entendimento é o que vai nortear o partido. Ele disse que não há sentimento de caça às bruxas no partido em relação a Paulo Brito e que as lideranças não descartam nem a possibilidade de seguir pelo caminho de apoiar o vice-prefeito, tal qual a intenção – pelo menos declarada – do Prefeito Paulo Brito. A pergunta que fica no ar é: isso pode gerar uma celeuma ainda maior no bloco governista? Leia trecho final da matéria publicada neste blog onde o vice-governador Jackson Barreto comenta o assunto.
Pensando em 2012
Presidente do PT disse também que as lideranças do PT já começaram a pensar nas eleições do próximo ano, mas apenas no âmbito interno do partido, e aproveitaram a reunião de sábado para iniciar o debate com diretórios municipais e dar um pontapé inicial na construção da estratégia eleitoral. Tudo pensando em fortalecer o partido nas eleições de 2012.
“Chegou a hora do debate interno para as eleições 2012. Não é hora de lançar nome ainda, mas é hora de tirar diretrizes, orientar lideranças e diretórios municipais”, disse Marcelo Déda. O discurso de Silvio Santos segue esse mesmo tom. Ele disse que o partido vem administrando com muito cuidado e tranqüilidade a polarização entre o nome dele e o de Rogério Carvalho na discussão interna do PT para as Eleições 2012.
“Há um sentimento no partido de que devemos definir o nome do PT o mais rápido possível, para iniciar 2012 debatendo com a sociedade. Queremos a unidade do nosso bloco, o importante fortalecer o partido”, enfatizou.
Marcadores:
Eleições,
Jackson Barreto,
Marcelo Déda,
Paulo Brito,
PT,
Sílvio Santos
“Parlamentares que saírem do partido podem perder mandato”, diz presidente nacional do PDT
O programa Liberdade Sem Censura e o blog Notícias George Magalhães mostraram que o Ministro do Trabalho e Emprego e atual presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, viria a Sergipe para assinatura de convênio abrindo 7 mil vagas para o ProJovem. Nesta segunda, dia 18, ele falou com o radialista George Magalhães sobre esse assunto e sobre os rumos no partido no Estado.
Lupi: "PDT estará forte em 2012" (Foto: Valter Campanato/ABr) |
Lupi foi enfático ao afirmar que, membros do partido que queiram deixar o
PDT poderão sofrer as conseqüências da lei. “O partido vai buscar medidas legais para cobrar mandatos de parlamentares que deixarem partido”, disse ele, referindo-se a migrações para PDS em Sergipe.
PDT em Socorro
O ministro aproveitou para reforçar o apoio ao prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, a quem creditou a responsabilidade pela reconstrução do partido no Estado. De acordo com matéria publicada no portal FaxAju, foi decidido que haverá renúncia coletiva de todos os integrantes da direção do partido no Estado e será formada uma Comissão Provisória para refazer a legenda, tendo Fábio Henrique à frente desse processo.
“Sei que Fábio Henrique vai fazer um bom trabalho para fortalecimento do PDT, que vai crescer mais ainda para as eleições em 2012”, acredita. Esse apoio está evidente na concessão de 2 mil vagas do ProJovem para o município de Socorro, de um total de 7 mil vagas em todo o estado. O ProJovem é um programa de capacitação profissional que criado para abrir as portas do mercado de trabalho por meio de cursos em diversas áreas.
“Sei que Fábio Henrique vai fazer um bom trabalho para fortalecimento do PDT, que vai crescer mais ainda para as eleições em 2012”, acredita. Esse apoio está evidente na concessão de 2 mil vagas do ProJovem para o município de Socorro, de um total de 7 mil vagas em todo o estado. O ProJovem é um programa de capacitação profissional que criado para abrir as portas do mercado de trabalho por meio de cursos em diversas áreas.
Lupi disse ainda que vai aproveitar a visita a Sergipe para se encontrar com o governador Marcelo Déda, a quem chamou de aliado. Ele destacou que o encontro vai servir para discutir a continuidade da aliança entre o PDT e o PT.
Confira a participação do presidente do PDT e ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para o programa Liberdade Sem Censura.
Confira a participação do presidente do PDT e ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para o programa Liberdade Sem Censura.
Marcadores:
Carlos Lupi,
Fábio Henrique,
Marcelo Déda,
PDT,
ProJovem,
PT,
Socorro
Policia investiga assassinato de PM em São Cristóvão
O secretário de comunicação de São Cristóvão, Pedro Rocha, disse no programa Liberdade Sem Censura dessa segunda, dia 18, que a as inteligências das polícias militar e civil estão investigando a morte do Soldado da PM Alexsandro Silva dos Santos.
Policial foi morto em possível emboscada na beira da estrada (Foto: Reprodução) |
O Léo do COE, como era conhecido, era segurança do prefeito Alex Rocha e foi morto a tiros no começo da noite de sexta, dia 15, numa emboscada na estrada que liga o povoado Caípe à sede do município de São Cristóvão.
Sobre as investigações, Pedro Rocha disse ao radialista George Magalhães prefere não entrar em detalhes para não atrapalhar os trabalhos da polícia, mas que espera a conclusão do trabalho da SSP para entender as razões da execução, já que não vê fortes motivos que possam ter levado ao assassinato do PM Alexsandro.
Pedro Rocha: "policial era exemplar" (Foto: Thiago Leão) |
Crime
De acordo com as informações até o momento, Alexsandro Silva parou com sua moto na estrada possivelmente ao ser abordado por uma pessoa conhecida. Em seguida, ele foi alvejado por seis tiros, um na cabeça e os outros nas costas. O policial morreu no local. Ainda não foram divulgadas informações sobre a identidade da pessoa que parou o PM na estrada nem sobre o autor dos disparos.
Marcadores:
Assassinato,
COE,
Execução,
PM,
Polícia Militar,
São Cristóvão
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Venâncio é pré-candidato do PP à Prefeitura de Aracaju
O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) disse no programa Liberdade Sem Censura dessa quarta, dia 13, que o partido o convidou a ser pré-candidato à prefeitura de Aracaju para a disputa das eleições municiais em 2012. Entretanto, ele deixou claro que só concorre caso o ex-governador João Aves Filho (DEM) não esteja na briga.
“Disse isso à direção nacional do partido e reafirmo isso aqui [no programa]. Se João Alves Filho for candidato meu apoio será para a candidatura dele”, garantiu. Venâncio disse ainda que, pelas conversas que tem tido com João, acredita que o ‘Negão’, como costuma chamá-lo, estará sim em busca de mais um mandato.
Venâncio diz que o clima é completamente favorável para a candidatura do líder do agrupamento político que saiu derrotado nas últimas eleições na capital, em 2008. Mas o deputado aponta o resultado de 2010 como decisivo para explicar o momento atual. “A população de Aracaju já deu sinal na eleição para governador e, no nosso agrupamento político, o nome dele é unanimidade”, disse Venâncio, lembrando que João, mesmo derrotado no geral, venceu Déda em Aracaju.
Marcadores:
Aracaju,
DEM,
Eleições,
João Alves Filho,
PP,
Prefeitura,
Venâncio Fonseca
Jovem está desaparecido há três meses na zona norte
Parentes do jovem Pedro Santos cobram investigação (Foto: acervo da família) |
Após três meses sem terem notícias do jovem, os pais Nivaldo Santos de Menezes e Maria de Fátima Santos de Menezes disseram que já não tem esperanças de encontrar o filho vivo, mas querem que a polícia apure o caso e encontre os culpados.
De acordo com informações passadas ao Liberdade Sem Censura, Pedro teria ido a uma festa com alguns colegas quando desapareceu. “Eles voltaram, mas meu filho não. A polícia ouviu os meninos e todo mundo disse que não sabia dele. Então a polícia disse que não podia fazer nada porque não tinha pistas nem um corpo”, explica o pai do garoto.
Os parentes do rapaz contam ainda que ouviram boatos de que o Pedro poderia ter sido morto e enterrado no bairro Santos Dumont e, com as chuvas, o pé dele teria até ficado exposto. A informação não foi confirmada pela polícia.
Pedro sempre foi considerado um rapaz responsável e trabalhador pela família e por isso eles acreditam que algo realmente sério. “Ele não era de passar nem dois dias fora de casa, nunca sumiu uma semana, quanto mais três meses”, explica dona Maria de Fátima.
Quem tiver alguma informação sobre Pedro Santos de Menezes que possam ajudar à polícia e à família a encontrá-lo, devem ligar para o Disque Denúncia através do número 181.
Marcadores:
Desaparecido(a),
Disque Denúncia,
Elmo Siqueira,
Santos Dumont
terça-feira, 12 de julho de 2011
“PDT estará forte para as eleições 2012”, diz Fábio Henrique
Em entrevista a George Magalhães nesta terça, dia 12, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, disse que o PDT não vai acabar e estará forte para as eleições do próximo ano. Essa explicação deve-se ao fato do recente esvaziamento do partido, que perdeu importantes quadros para o PSD, ainda em formação.
Lupi: Socorro próxima semana (Foto: Valter Campanato/ABr) |
Para tanto, um importante reforço está na figura do presidente nacional do PDT e ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que irá a Socorro na próxima semana para lançar 2 mil vagas para o ProJovem, programa do Governo Federal de capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Obviamente os dois aproveitarão a oportunidade para conversar sobre as estratégias do PDT local.
O prefeito, entretanto, destacou que a mobilização já começou. “Estamos convidando novos quadros e garanto que o PDT vai estar de pé em 2012, forte para disputar eleição com boas chapas de vereadores em vários municípios”, disse Fabio Henrique. Ele ainda fez questão de enfatizar que não vai deixar o partido cair no fisiologismo, afirmando que a única coisa que tem a oferecer é um partido de história.
Ele ainda discorda que esse esvaziamento tenha a intenção de enfraquecê-lo politicamente e diz que os apoios que recebe para o sucesso da gestão provam isso. “O governador Marcelo Déda e o senador Eduardo Amorim tem sido muito corretos com Socorro. E queremos continuar dessa forma porque é uma aliança boa para Socorro. Vamos discutir política no momento oportuno”, avaliou.
Fábio Henrique espera fortalecer PDT antes das eleições de 2012 (Foto: Ascom/Socorro) |
Migração
Estão deixando o PDT para migrar para a nova sigla os deputados Gustinho Ribeiro, Luís Mitidieri, além dos vereadores Fábio Mitidieri, Moritos Matos e Ivaldo José. Mas a saída mais sentida foi a do ex-presidente do partido e atual superintendente da SMTT, Antônio Samarone.
“Ele é meu amigo e um grande quadro. Lamentamos, mas ele tem sido prestigiado na SMTT e decidiu acompanhar a direção política do prefeito Edvaldo Nogueira, agindo de forma muito coerente”, explicou o prefeito.
George Magalhães então o questionou se essa afirmação confirmava que o PDT estaria em um palanque diferente do PC do B em Aracaju.“Pode ser que sim, pode ser que não. Isso vai se decido com o tempo”, evadiu-se, completando que o momento é de trabalhar pela população de Socorro.
Aproveitando a visita de Carlos Lupi a Socorro na próxima semana, Fábio Henrique aproveitou para enaltecer os resultados do ProJovem do ano passado.“Quase 98% das pessoas que vão a prefeitura pedem emprego. Não temos emprego, o concurso está aí para isso. Como eu posso contribuir? Capacitando jovens para entrar no mercado de trabalho. Por isso essas 2 mil vagas no ProJovem. E mais: serão 1,5 mil novos empregos no Shopping Premium. Só o GBarbosa vai empregar 400 pessoas e vão empregar meninos do ProJovem. Enquanto as pessoas estão conversando, estamos trabalhando para Socorro crescer”, explicou o prefeito.
Marcadores:
Carlos Lupi,
Fábio Henrique,
PDT,
ProJovem,
PSD,
Socorro
Lançado edital do concurso público em N. Sra. do Socorro
O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), anunciou hoje no programa Liberdade Sem Censura o lançamento do edital do concurso público para preencher vagas na administração do município. O edital do concurso, assim como informações referentes ao certame, podem ser vistas no site da prefeitura.
Serão 348 vagas distribuídas em 75 cargos para níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam entre R$ 454 e R$ 3,3 mil. O concurso terá validade de dois anos, com formação de um cadastro de reserva.
As inscrições estarão abertas entre os dias 14 de julho e 4 de agosto, podendo ser feitas pela internet ou em três pontos na cidade: na prefeitura de Socorro, no mercado entre o João Alves e Fernando Collor e outro na Unidade de Saúde Fernando Franca, entre Parque dos Faróis e Conjunto Jardim.
Fábio Henrique: "vamos oxigenar máquina pública" (Foto: ANS/Socorro) |
Inclusão
O concurso cumpre a obrigação legal de ofertar vagas especiais para portadores de deficiência, mas não para por aí. O prefeito Fábio Henrique fez questão de frisar que a demora para que o edital fosse lançado deveu-se ao cuidado de garantir a inclusão social de pessoas portadoras de alguma necessidade especial por meio do concurso. “Haverá prova em braille e ampliada para deficientes visuais”, garantiu. Também há vagas para cargos como Instrutor e Intérprete de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais.
Além disso, é requerer isenção do pagamento de taxa de inscrição, que variam entre R$30 e R$70. Isso deve ser feito na quinta e sexta, dias 14 e 15, respectivamente. “Têm direito à isenção do pagamento quem for beneficiado por algum programa social ou quem doou sangue nos últimos seis meses”, explica o prefeito.
Regras rígidas
O edital do concurso prevê uma série de normas para evitar que pessoas se aproveitem dessa forma de ingressar no funcionalismo público para trilhar uma carreira de oportunismo. “Não adianta fazer o concurso e acreditar que vai ficar à disposição de outro setor, em outro cargo, porque não vai", garante Fabio Henrique.
Os aprovados no concurso devem cumprir três anos de estágio probatório no cargo para o qual foi aprovado, sem concessão para outros cargos. “Isso evita, por exemplo, que alguém faça concurso para motorista e depois peça para ser cedido a outro setor para trabalhar como advogado”, avalia.
Marcadores:
Braille,
Concurso,
Fábio Henrique,
Inclusão,
Socorro
Manoel Sukita confirma: comando do PSD em Capela é dele
Sukita: comando do PSD (Foto: Em Pauta Comunicação) |
Sukita apoia candidatura da desembargadora Josefa Paixão (Foto: SEED/SE) |
Sukita afirmou ainda que chegando o momento de iniciar as conversas mais de perto com a comunidade para fortalecer a candidatura da desembargadora. “As pessoas concordam que ela é sim um grande nome, excelente para nossa sucessão. Mas ainda vamos conversar com eleitorado, explicar os porquês desse apoio e reforçar a candidatura dela”, explicou ao radialista George Magalhães.
Marcadores:
Capela,
Eleições,
Josefa Paixão,
Manoel Sukita,
Silvany Sukita
Médico do HUSE diz que foi agredido por coordenadora da Ala Vermelha do hospital
De acordo com o médico João Bosco Menezes Monteiro, a coordenadora da Ala Vermelha do HUSE, Paula Mirachi, o agrediu na madrugada de segunda, dia 11. Tudo porque o médico teria atendido uma paciente nessa área contra a vontade da coordenadora.
Em entrevista ao repórter Elmo Siqueira, no Liberdade Sem Censura, João Bosco diz que estava na Ala Azul quando foi chamado em caráter de emergência para atender à paciente que encontrava-se na pelos colegas profissionais de saúde.
“A paciente estava prestes a falecer em frente à Ala Vermelha porque uma colega não queria atender. A situação precisava de uma reação imediata, por isso entrei na Ala Vermelha e levei a paciente para um leito vazio. Não fiquei escutando as agressões, prestei socorro à vida com toda colaboração da equipe da ala vermelha e conseguimos estabilizar a paciente”, diz o médico.
João Bosco disse que a situação gerou muito desconforto e constrangimento. De acordo com informações passadas pelo médico, a família prestou queixa na polícia pela recusa de acolhimento da paciente, no que foi seguido pelo próprio doutor João Bosco pelas agressões verbais sofridas. “Mas o pior é que até agora me sinto bastante abalado com a falta de respeito com a vida”, avalia.
O assessor de Comunicação do HUSE, José Castilho, disse que as denúncias serão apuradas pela direção do hospital.
Marcadores:
Agressão,
Ala Vermelha,
HUSE
Morre Jugurta Barreto, irmão de Jackson Barreto
Jugurta: luta contra tumor (Foto: Divulgação) |
Além de procurador aposentado, Dr. Jugurta foi secretário de Estado de Justiça e Cidadania em Sergipe. Na rede social twitter, diversas mensagens de autoridades e cidadãos sergipanos manifestaram apoio aos familiares e pesar pela morte. O secretário adjunto de Comunicação de Aracaju, Elton Coelho, informou no programa Liberdade Sem Censura que foi decretado luto oficial no município.
Marcadores:
Jackson Barreto,
Jugurta Barreto,
Luto,
Nota de Falecimento
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Jackson Barreto garante que não vai disputar prefeitura de Aracaju em 2012
“Estou vice-governador e não vou sair para disputar prefeitura de Aracaju em 2012”. Foi com essa afirmação que Jackson Barreto (PMDB) garantiu que não está em seus planos abandonar o cargo para concorrer à cadeira do executivo da capital em 2012.
Em entrevista ao radialista George Magalhães na manhã desta segunda, dia 11, Jackson confrontou algumas especulações diante de uma suposta pesquisa que o coloca em empate técnico com o ex-governador João Alves Filho (DEM), favorito na maioria das outras pesquisas para prefeitura de Aracaju.
Questionado sobre essa vantagem, o vice-governador disse que espera que a situação se reverta com o avançar do tempo. “O ex-governador tem uma vantagem no momento, mas isso faz parte do processo político. Dou até o carnaval para que o nosso grupo possa mudar esse quadro”, desafiou ele.
Jackson ainda reforçou o coro governista ao lembrar eleições anteriores em o candidato apontado como favorito foi derrotado. “Nas duas últimas eleições para governador, muita gente dizia que João Alves já tava eleito e que Marcelo Déda (PT) não tinha chance, mas ele se elegeu nas duas vezes”, avaliou o vice-governador.
Confiança e apoio a Edvaldo
Sobre as críticas à atual gestão municipal, Jackson manifestou seu apoio ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), enaltecendo, principalmente, a política habitacional da prefeitura.
“Edvaldo tem obras em todos os cantos de nossa capital. Ninguém pode negar o trabalho que está sendo feito”, disse Jackson. Ele citou diversas obras de infra-estrutura e habitação na capital por meio de parcerias entre Governo do Estado e Prefeitura.
Jackson ainda deu seu palpite sobre qual caminho seguir na gestão para garantir o apoio da população necessário para reverter o quadro negativo a que atribuem ao executivo municipal. “Precisamos cada vez mais voltar nossos olhos para a periferia, que é onde mais se precisa da prefeitura e do governo. É importante abrir avenidas, mas é importante pegar o filho do pobre e colocar na escola”, avaliou.
Ele ainda destacou a importância dos esforços para adiantar as obras do PAC, assunto que, de acordo com ele, tem sido usado como arma no discurso da oposição. “É evidente que essas obras já deveriam ter sido concluídas. Mas acredito que até o próximo ano, porque o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Marcelo Déda assumiram a responsabilidade direta dessa obra, acompanhando de perto o cronograma”, garantiu.
Almeida Lima
O vice-governador também foi questionado sobre seu histórico embate com o correligionário Almeida Lima. Isso porque Almeida teria questionado algumas postagens de Jackson na rede social twitter sobre a saúde do estado.
“Que Almeida não apareça como salvador da pátria porque não tem solução para ao problema da saúde, que apenas se aproveitar de uma situação de fragilidade na saúde, apesar de todo o esforço. Isso é dor de cotovelo porque tentou tirar da direção nacional do PMDB”, explicou ele.
Na versão do vice-governador as mensagens postadas no twitter foram em virtude de comentários do deputado federal Darcísio Perondi (PMDB/RS), elogiando os investimentos na saúde em Sergipe. “Ele é médico e parabenizou pelo trabalho feito em Sergipe pela saúde. Os resultados não estão aparecendo ainda, mas a estruturação está boa e foi isso que coloquei no twitter”, garantiu.
Projeção para 2014
Apesar de não afirmar de forma direta, Jackson não faz questão de esconder que pretende disputar a eleição de 2014 para governo. O plano governista que se desenha para Sergipe seria Déda se afastar para disputar uma vaga no Senado, com Jackson assumindo e disputando a reeleição. “Meu nome estará à disposição”, disparou.
Quanto à articulação política, ele crê na previsão de Déda disputando o senado. “Marcelo Déda já foi deputado federal e estadual, prefeito da capital duas vezes, governador reeleito, mas com 50 anos ele pendura as chuteiras e vai para casa?”, questionou Jackson.
Jackson acredita ainda ter sob controle, pelo menos aparentemente, a disputas internas para a sucessão do executivo estadual em 2014. De acordo com ele, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) teria dito que não ter interesse em disputar o governo estadual. A informação foi dada em primeira em primeira mão para o programa Liberdade Sem Censura. "Eu não trabalho pela candidatura de 2014, mas que gostaria de disputar, isso é verdade", disse o vice-governador.
PMDB no interior
Veja as análises de Jackson para a estruturação do PMDB em alguns municípios do interior do estado se preparando para as eleições de outubro de 2012.
Lagarto: Déda e Jackson em palanques diferentes?
“Convidei pessoalmente Lila Fraga (PSDB) para se filiar ao PMDB. Se Lila Fraga for filiado, é evidente que eu estarei na campanha por ele em Lagarto. Quanto a Déda apoiar Valmir Monteiro (PSC), não tem importância. É possível que em Lagarto e em outros municípios Déda e Jackson estejam em palanques diferentes, por que não?”
Socorro: PMDB terá candidato?
“Estive conversando com Zezinho Guimarães sobre isso e estamos abertos a avaliar alguns nomes, mas Socorro está com um pequeno diretório e não chegamos a discutir sobre o prefeito. Todo mundo sabe que eu tenho uma aliança com [o atual prefeito], Fábio Henrique (PDT) e o PMDB até hoje não tem nome”.
São Cristóvão: quadro bem desenhado
“Em São Cristóvão o Wanderlê Correia (PMDB) será o nosso candidato, Só não será candidato se não quiser. Ele aparece muito bem nas pesquisas”.
Barra: ainda em análise
“Na Barra dos Coqueiros, o PMDB tem um grupo lá, estamos trabalhando para sair um candidato da base aliada com chances concretas de eleger um prefeito do bloco governista".
Propriá: a decepção
“Estou decepcionado com Paulo Brito (PT). Anunciar que vai renunciar sem conversar com quem esteve no palanque, sem considerar Renatinho [Brandão], do PMDB, que contribuiu para sua eleição duas vezes, foi uma decisão de forma pessoal e unilateral, eu não aceito. Lamento profundamente por ele negar a importância política de Renato Brandão, que vai ser candidato a prefeito do PMDB em Propriá”.
Em entrevista ao radialista George Magalhães na manhã desta segunda, dia 11, Jackson confrontou algumas especulações diante de uma suposta pesquisa que o coloca em empate técnico com o ex-governador João Alves Filho (DEM), favorito na maioria das outras pesquisas para prefeitura de Aracaju.
Questionado sobre essa vantagem, o vice-governador disse que espera que a situação se reverta com o avançar do tempo. “O ex-governador tem uma vantagem no momento, mas isso faz parte do processo político. Dou até o carnaval para que o nosso grupo possa mudar esse quadro”, desafiou ele.
Jackson ainda reforçou o coro governista ao lembrar eleições anteriores em o candidato apontado como favorito foi derrotado. “Nas duas últimas eleições para governador, muita gente dizia que João Alves já tava eleito e que Marcelo Déda (PT) não tinha chance, mas ele se elegeu nas duas vezes”, avaliou o vice-governador.
Vice-governador disse já ter dado sua contribuição como prefeito de Aracaju (Foto: Thiago Leão) |
Sobre as críticas à atual gestão municipal, Jackson manifestou seu apoio ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), enaltecendo, principalmente, a política habitacional da prefeitura.
“Edvaldo tem obras em todos os cantos de nossa capital. Ninguém pode negar o trabalho que está sendo feito”, disse Jackson. Ele citou diversas obras de infra-estrutura e habitação na capital por meio de parcerias entre Governo do Estado e Prefeitura.
Jackson ainda deu seu palpite sobre qual caminho seguir na gestão para garantir o apoio da população necessário para reverter o quadro negativo a que atribuem ao executivo municipal. “Precisamos cada vez mais voltar nossos olhos para a periferia, que é onde mais se precisa da prefeitura e do governo. É importante abrir avenidas, mas é importante pegar o filho do pobre e colocar na escola”, avaliou.
Ele ainda destacou a importância dos esforços para adiantar as obras do PAC, assunto que, de acordo com ele, tem sido usado como arma no discurso da oposição. “É evidente que essas obras já deveriam ter sido concluídas. Mas acredito que até o próximo ano, porque o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Marcelo Déda assumiram a responsabilidade direta dessa obra, acompanhando de perto o cronograma”, garantiu.
Almeida Lima
Jackson: “O PMDB só pode ter uma direção no Estado” (Foto: Thiago Leão) |
“Que Almeida não apareça como salvador da pátria porque não tem solução para ao problema da saúde, que apenas se aproveitar de uma situação de fragilidade na saúde, apesar de todo o esforço. Isso é dor de cotovelo porque tentou tirar da direção nacional do PMDB”, explicou ele.
Na versão do vice-governador as mensagens postadas no twitter foram em virtude de comentários do deputado federal Darcísio Perondi (PMDB/RS), elogiando os investimentos na saúde em Sergipe. “Ele é médico e parabenizou pelo trabalho feito em Sergipe pela saúde. Os resultados não estão aparecendo ainda, mas a estruturação está boa e foi isso que coloquei no twitter”, garantiu.
Projeção para 2014
Apesar de não afirmar de forma direta, Jackson não faz questão de esconder que pretende disputar a eleição de 2014 para governo. O plano governista que se desenha para Sergipe seria Déda se afastar para disputar uma vaga no Senado, com Jackson assumindo e disputando a reeleição. “Meu nome estará à disposição”, disparou.
Quanto à articulação política, ele crê na previsão de Déda disputando o senado. “Marcelo Déda já foi deputado federal e estadual, prefeito da capital duas vezes, governador reeleito, mas com 50 anos ele pendura as chuteiras e vai para casa?”, questionou Jackson.
Jackson acredita ainda ter sob controle, pelo menos aparentemente, a disputas internas para a sucessão do executivo estadual em 2014. De acordo com ele, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) teria dito que não ter interesse em disputar o governo estadual. A informação foi dada em primeira em primeira mão para o programa Liberdade Sem Censura. "Eu não trabalho pela candidatura de 2014, mas que gostaria de disputar, isso é verdade", disse o vice-governador.
PMDB no interior
Veja as análises de Jackson para a estruturação do PMDB em alguns municípios do interior do estado se preparando para as eleições de outubro de 2012.
Lagarto: Déda e Jackson em palanques diferentes?
“Convidei pessoalmente Lila Fraga (PSDB) para se filiar ao PMDB. Se Lila Fraga for filiado, é evidente que eu estarei na campanha por ele em Lagarto. Quanto a Déda apoiar Valmir Monteiro (PSC), não tem importância. É possível que em Lagarto e em outros municípios Déda e Jackson estejam em palanques diferentes, por que não?”
Socorro: PMDB terá candidato?
“Estive conversando com Zezinho Guimarães sobre isso e estamos abertos a avaliar alguns nomes, mas Socorro está com um pequeno diretório e não chegamos a discutir sobre o prefeito. Todo mundo sabe que eu tenho uma aliança com [o atual prefeito], Fábio Henrique (PDT) e o PMDB até hoje não tem nome”.
São Cristóvão: quadro bem desenhado
“Em São Cristóvão o Wanderlê Correia (PMDB) será o nosso candidato, Só não será candidato se não quiser. Ele aparece muito bem nas pesquisas”.
Barra: ainda em análise
JB: decepção com renúncia de Paulo Brito em Propriá (foto: Thiago Leão) |
Propriá: a decepção
“Estou decepcionado com Paulo Brito (PT). Anunciar que vai renunciar sem conversar com quem esteve no palanque, sem considerar Renatinho [Brandão], do PMDB, que contribuiu para sua eleição duas vezes, foi uma decisão de forma pessoal e unilateral, eu não aceito. Lamento profundamente por ele negar a importância política de Renato Brandão, que vai ser candidato a prefeito do PMDB em Propriá”.
Marcadores:
Eleições,
Jackson Barreto,
PMDB,
Vice-governador
Quadrilha tenta assaltar caixa eletrônico em General Maynard
Quatro elementos tentaram arrombar um caixa eletrônico do Banese, vizinho à Câmara de Vereadores, na madrugada do sábado para o domingo em General Maynard, município distante 45 km de Aracaju.
De acordo com as informações passadas no programa Liberdade Sem Censura, os bandidos secaram os pneus das viaturas policiais antes da ação. Os veículos estavam em uma casa que funciona como delegacia – General Maynard não tem delegacia com estrutura própria.
O caixa eletrônico fica na mesma rua em que fica a Prefeitura, a Secretaria de Saúde, uma casa lotérica e uma agência dos Correios que inclusive já foi assaltada em outra ocasião, de acordo com as informações do repórter Cláudio Salviano, da Rádio Ouro Negro 94,3 FM de Carmópolis.
Ele destacou ainda que dois dos bandidos ficaram de vigília numa esquina enquanto os outros dois, que usavam em uma caminhonete preta, usavam um maçarico para tentar arrombar o caixa. “Eles foram surpreendidos quando chegou no local um ônibus com muita gente e aí desistiram do roubo e fugiram”, disse o repórter para o Liberdade Sem Censura.
Opinião
O radialista George Magalhães destacou que esse é o retrato da segurança em todo o estado de Sergipe. “Com todo o respeito à população trabalhadora de General Maynard, mas aquele é o menor município do Estado e a violência já chegou. A falta de segurança é constante” disse ele.
George ainda fez um apelo. “Gostaria que o deputado Samuel Barreto fizesse uma visita a General Maynard para ver a situação dessa delegacia”, cobrou. Ele também reproduziu um desabafo de um profissional da segurança que desacredita na política de policiamento em Sergipe. “A administração de João Eloy foi sepultada com Floro Calheiros”, teria dito essa fonte a George Magalhães.
Marcadores:
General Maynard,
João Eloy,
Roubo,
SSP
quinta-feira, 7 de julho de 2011
“Governo dividiu professores”, diz presidente do Sintese
Depois que Marcelo Déda (ouça gravação) disse que o sindicato dos professores faltou com a verdade, foi a vez de Ângela Melo, presidente do Sintese, comentar o caso na manhã de quinta, dia 7, no programa Liberdade Sem Censura.
Após ouvir a gravação em que o governador repudia campanha de propagandas do Sintese atacando deputados que votaram a favor da proposta do governo, ela reforçou que o sindicato não faltou com a verdade e que a principal queixa ao projeto aprovado é a divisão da categoria.
Ângela: "falamos a verdade" (Foto: Portal Infonet) |
“Somente em janeiro o governo vai pagar o retroativo desses professores. Só que aí já vai ser a hora de outro reajuste. Por isso nos mobilizamos, esperávamos que o governo retirasse a proposta da assembléia para que pudéssemos rediscutir o reajuste de 2011”, esclareceu ela ao radialista George Magalhães.
Campanha aponta deputados que votaram pela proposta do governo |
Versão oficial
Em resposta às declarações de Ângelo Melo, o assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Givaldo Ricardo, reforçou o discurso feito inclusive pelo próprio secretário Belivaldo Chagas em outras participações no Liberdade Sem Censura. Ele destacou a política de valorização do magistério aplicada na gestão de Belivaldo e que vem desde o primeiro ano do governo Déda.
“Sergipe tem a 5º melhor remuneração do país e a melhor remuneração do nordeste para os professores, segundo matéria do portal de notícias G1”, disse ele. Givaldo ainda destacou que graças à aprovação da proposta do governo é que os professores já estão recebendo os salários de acordo com os novos índices. “Os professores de nível médio já receberam reajuste no mês de junho e no fim de semana receberam retroativo de janeiro a junho”, revela.
Quanto a Sergipe estar bem ranqueado no cenário nacional, Ângela Melo explicou que isso se deve à carga horária diferenciada. “A maioria dos estados do Brasil trabalha com carga horária de 20 horas. Sergipe trabalha com carga de 40 horas”, diz ela.
Interior
Ângela Melo ainda destacou que o Sindicato teria uma reunião no meio da tarde com a prefeita de Japaratuba, Lara Moura, para definir a questão do piso do magistério naquele município. Os professores, que estavam em greve, votaram em assembléia pelo retorno às atividades. Pelo twitter, há declarações de pouca fé em um acordo justo para os professores.
“Para ser franco, não tenho expectativa de chegarmos a um acordo com a prefeita Lara Moura. Ela me parece irredutível. O que queremos é que Lara retire o Projeto de Lei 14/11 da Câmara para que possa ser rediscutido”, postou um ouvinte-tuiteiro ao @Libersemcensura.
Marcadores:
Ângela Melo,
Givaldo Ricardo,
Greve,
Japaratuba,
Lara Moura,
Piso,
Professores,
Reajuste,
SEED,
Sintese
“Não existe intenção de esvaziar outros partidos”, diz Jorge Araújo do PSD
O ex-deputado e secretário geral do PSD em Sergipe, Jorge Araújo, conversou com o radialista George Magalhães na manhã de quinta, dia 7, no programa Liberdade Sem Censura. Jorge comentou sobre o crescimento do partido e as filiações, preparando cenário para que o partido esteja pronto para as eleições em outubro do próximo ano.
“Em todos os 75 municípios temos lideranças interessadas em capitanear o PSD. Mas temos acerto concreto com 45. Acredito que até início de setembro teremos lideres em todos os municípios do Estado”, aposta Jorge Araújo.
Questionado por George sobre a grande quantidade de políticos do PDT que estariam migrando ou demonstrando interesse em ingressar no PSD, Jorge Araújo desconversou. “Não existe intenção de esvaziamento de outros partidos. Isso é fruto da insatisfação desses políticos com seus partidos antigos”, avaliou.
Jorge disse apenas que o PSD está aberto para filiar lideranças. Disse também que o partido chega para somar a base de sustentação dos atuais governos. “O PSD é da base aliada no Estado e do Governo Federal”, disse ele.
“Já nasce forte”
Partindo de um artigo do jornalista Gilvan Manoel publicado no Jornal do Dia afirmando que o PSD já nasce forte, George Magalhães questionou a Jorge Araújo sobre os rumos do partido. De acordo com o ex-deputado, essa força parte já do Congresso Nacional, já que a nova agremiação já conta com importantes parlamentares em seus quadros.
“Cerca de 45 deputados já assinaram e teremos a terceira bancada na Câmara Federal. O próprio dirigente nacional é uma grande referência”, diz Jorge Araújo, referindo-se ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em Sergipe, Jorge aponta que três deputados e três vereadores já decidiram que vão migrar para o PSD.
O dirigente do PSD disse ainda que duas importantes lideranças do estado foram convidadas, mas declinaram o convite. “O PSD nacional convidou Laércio Oliveira, por meio de sua ligação com empresários de SP, de onde Kassab atua, mas ele preferiu ficar no partido que está. O outro foi o Deputado Heleno, que inclusive participou do ato de lançamento do PSD. Mas depois de conversas com lideranças de seu partido e da igreja com a qual esta ligado, decidiu permanecer do PRB”, revelou Jorge.
Marcadores:
Eleições,
Jorge Araújo,
PSD
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Presidente da Câmara fala a Magna Santana sobre a PEC 300
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, deu entrevista a Magna Santana na manhã de terça, dia 5, em meio à sessão especial da Casa do Povo em homenagem aos 191 anos da emancipação política de Sergipe. Entre um elogio e outro à história política do estado, o deputado falou sobre a votação da PEC 300, tema que levou militares sergipanos ao Congresso Nacional.
“Não podemos aprovar um piso se não apontarmos de onde sairão esses recursos. Seria irresponsabilidade não apontar de onde sai esse custo. Mas vamos conversar para buscar caminhos que viabilizem essa proposta”, disse o presidente da Casa. O deputado disse ainda que esse tema já está em debate, com governos estaduais e Federal.
Pelo tweeter, o sergipano Sargento Edgard, que está em Brasília defendendo celeridade na votação do assunto, alfinetou o deputado Marco Maia, sugerindo que ele não facilita o adiantamento dessa discussão. “Marco Maia está dificultando as coisas por aqui. Ele disse a nós que só coloca a PEC 300 em votação se os governadores autorizarem. Quem manda na Câmara Federal são os governadores? Estamos indo por outro caminho o colégio de líderes. Dos 14 líderes, 12 já assinaram”, postou o militar.
Marcadores:
Câmara dos Deputados,
Magna Santana,
Militares,
PEC 300
Vereador aponta irregularidades na administração de São Cristóvão
O vereador de São Cristóvão Michael Almeida (PC do B), fez uma grave denúncia contra a prefeitura do município no programa Liberdade Sem Censura de quarta, dia 6. De acordo com ele, documentações entregues pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontam uma série de irregularidades na administração pública da cidade histórica.
Ele comenta o contrato com uma gráfica em que, segundo ele, há um caso de superfaturamento na aquisição de cartões de visita. Ele diz que pesquisou no mercado o custo para mil cartões, que fica em torno de R$ 80. De acordo com Michael, a prefeitura fez diversos pagamentos acima do valor de mercado – pagou R$ 745 por 500 unidades e, em outras ocasiões, pagou R$ 1280 por mil unidades. Compras podem ter passado de 6 mil unidades.
De acordo com as documentações entregues pelo TCE e que está nas mãos do vereador Almeida, a prefeitura pagou pelos serviços.
Outro caso de superfaturamento foi na compra de filtro solar para os agentes de endemias do município. De acordo com o documento, há pagamentos feitos pela prefeitura de R$ 565 por galão do produto. Almeida fez um orçamento junto à mesma empresa e chegou ao valor de R$ R$ 254. Foram comprados 120 galões, chegando à marca de R$ 77 mil.
Ele cita outras irregularidades, como uma pessoa que teria recebido quatro pagamentos referentes ao salário no mês de novembro de 2010, num total de R$ 14 mil. Outro pagamento é de manutenção de um carro Peugeot que pertenceria ao município. Almeida verificou a placa e atestou que é um bugre. O contrato de manutenção nos veículos foi feito em 2009 e pagamentos passam de R$ 45 mil.
Ele diz que vai pedir a abertura de uma CPI na Câmara para apurar o caso. “Precisamos tirar essas dúvidas, não creio que sejam erros de digitação nos processos de pagamento”, ironizou ele.
Justiça
Contatado pelo programa Liberdade Sem Censura, o Juiz Manoel Costa Neto diz aguarda entrega do processo para comentar oficialmente o caso, mas antecipa que Ministério Público vai investigar as denúncias apontadas pelo vereador. Ele comenta ainda que desde 2007 São Cristóvão não sai do cenário político por apurações de irregularidades na administração pública.
“Mas São Cristóvão não é diferente de nenhum município. Observe quantas prefeituras estão sob investigação policial federal e estadual. Só que agora também estão fazendo investigações mais aprofundadas em São Cristóvão”, avalia o juiz.
O magistrado disse ainda que vê com bons olhos a reação da comunidade a essas denúncias. “Uma população no exercício pleno da democracia, denunciando e buscando a verdade”, julga ele. O juiz ainda enalteceu a atuação do vereador Michael Almeida e disse que é preciso fazer a devida apuração do caso.
Pedro Rocha, secretário de comunicação de São Cristóvão, disse que só pode comentar essas denúncias de superfaturamento amanhã. “Não posso jogar palavras ao vento. Amanhã posso rebater as denúncias com documentos”, disse Pedro Rocha se comprometendo a dar maiores explicações.
Debandada
O secretário defendeu ainda que a saída de boa parte do secretariado é algo normal. Ao todo, cinco secretários deixaram suas pastas: Marcos Souza, da Secretaria de Infraestrutura; Valdione Sá, da Secretaria de Governo; Lindemberg Rocha da Secretaria Regional do Grande Rosa Elze e Edmilson Brito, da Secretaria de Saúde; e Nélia Alves, da Secretaria de Planejamento.
Pedro Rocha ainda confirmou que Lauro Rocha, pai dele e do prefeito Alex Rocha, está com acumulo de função, atuando como secretário de Finanças e Chefe de Gabinete. Ele confirmou ainda que seu irmão e atual prefeito do município, Alex Rocha, será candidato à reeleição em 2012.
Marcadores:
CPI,
Denúncia,
MPF,
São Cristóvão,
TCE
terça-feira, 5 de julho de 2011
“Fruto do denuncismo de uma oposição desesperada”, diz Sukita sobre acusações contra ele
O Prefeito de Capela Manoel Sukita (PSB) esteve no Liberdade Sem Censura dessa terça, dia 5, para dar explicações sobre os processos movidos contra ele pelo Ministério Público Federal (MPF). Sukita está sendo processado por improbidade administrativa, tomando como base um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou irregularidades na licitação de alimentos para merenda escolar.
Segundo o relatório, não houve controle de qualidade dos alimentos, muitas vezes transportados de maneira inadequada. Além disso, o documento aponta que foram comprados alimentos que não estavam previstos na licitação, além de ter detectado superfaturamento em alguns produtos.
Também são citados os nomes do secretário de finanças, José Edivaldo dos Santos, e de Genival Rosa da Silva por “indícios de simulação de fornecimento de produtos para a merenda escolar, amparados em notas fiscais avulsas”, de acordo com o documento.
Questionado sobre o teor das denúncias, o prefeito alegou perseguição de seus adversários políticos. “Eu respeito a atuação do MPF, mas todo o estado sabe o que eu vivo. O fato é que se faz uma pirotecnia sem tamanho para desequilibrar meu governo. Peço ao ministério público que entenda que em Capela há uma oposição desesperada. Não caiam no denuncismo”, disse Sukita.
Esculhambação
O prefeito procurou rebater uma a uma todas as acusações que são levantadas contra ele, a começar da natureza da denúncia, de que teria fraudado a licitação. "Isso é uma esculhambação. Não existiu licitação, foi uma chamada pública para adquirir produtos da agricultura familiar”, disse Sukita, reforçando ter feito tudo dentro da lei.
Sobre a suspeita da existência de um esquema usando notas fiscais frias, Sukita disse que é normal que uma nota fiscal avulsa emitida pela exatoria seja apresentada. “Um agricultor que produz na zona rural não tem nota fiscal, ele vai à exatoria”, disse, referindo-se à repartição arrecadadora de impostos de seu município.
Sukita também questionou trecho da denúncia que o acusa de ter desviado verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). De acordo com ele, os recursos enviados pelo Governo Federal, na ordem de R$ 23 mil, são insuficientes para custear o suprimento da merenda escolar em toda a rede municipal, orçada em R$ 70 mil, segundo ele. O restante seria completado pela prefeitura.
“E ainda sou chamado de ladrão? A democracia prega que é preciso ter responsabilidade e eu preciso ser respeitado. Nunca processei ninguém, nunca fui à barra da justiça para ocupar o poder judiciário, mas estou pensando em processar”, disse o prefeito ao radialista George Magalhães.
“Não sou desonesto. Lugar de ganhar dinheiro é na minha empresa. Estou na prefeitura como servidor e a coisa com a qual mais tenho zelo é o erário público. Eu otimizei o dinheiro do povo e meus opositores querem nivelar por baixo”, acredita.
Repórter Magna Santana: representando o radialismo sergipano em Brasília
Magna: correspondente em Brasília |
A extensa cobertura feita por Magna incluiu entrevista com o deputado federal André Moura (PSC), autor do requerimento para que Sergipe pudesse receber essa homenagem. Ela ainda interagiu por meio de uma gravação feita com o governador Marcelo Déda sobre as recentes divergências com membros do PT, em especial a deputada estadual Ana Lúcia, e ainda entrevistou o deputado estadual Samuel Barreto.
Não perca no Liberdade Sem Censura de amanhã: a cobertura completa da solenidade no Congresso Nacional, os detalhes e os bastidores de Brasília na manhã dessa segunda.
Marcadores:
Brasília,
Câmara dos Deputados,
Emancipação Política,
Magna Santana
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Encontrada garota que passou dois dias presa em galpão
A garota Eduarda Lima de Souza, de nove anos, havia desaparecido na tarde de sábado, dia 2, e somente na manhã desta segunda, dia 4, ela foi encontrada, depois de uma busca do Corpo de Bombeiros na região. Eduarda estava dentro de um dos galpões das fábricas que ficam ao lado de sua casa, no Bairro Industrial.
Eduarda passa bem após o susto (Foto: Divulgação/arquivo da família) |
Segundo informações dos familiares e dos bombeiros que fizeram o resgate, ela costumava brincar nos telhados das fábricas. Foi aí que a cobertura de uma dessas empresas cedeu e Eduarda, que caiu em uma área de difícil acesso e pouca circulação de pessoas, teve que passar o fim de semana à espera do resgate.
Eduarda foi encontrada chorando e debilitada pela falta de alimentação e de água, mas apesar de queda de cerca de quarto metros ela teve apenas ferimentos leves.
O caso foi divulgado no início da manhã pelo repórter Elmo Siqueira no programa Liberdade Sem Censura. Foi dele a iniciativa de ligar para o CIOSP, fazendo com que os bombeiros voltassem ao local e, finalmente, encontrassem a menina em uma máquina de encher travesseiros. A notícia teve bastante repercussão, chegando a ser noticiada no Jornal Hoje. Clique aqui para ver a notícia na página do noticiário nacional.
Marcadores:
Bombeiros,
Criança,
Desaparecido(a),
Resgate
sexta-feira, 1 de julho de 2011
“Não há desavença entre Sílvio Santos e eu”, garante Rogério Carvalho
Depois de Silvio Santos e Márcio Macêdo, George Magalhães conversou sobre as eleições em Aracaju com o deputado federal Rogério Carvalho. Apontado nas últimas semanas pela mídia local como o preferido de Déda para os pleitos do próximo ano, Carvalho desconversou e negou que haja uma declaração pública do governador a respeito disso.
“Marcelo Déda não é um político de fazer colocações sobre processo eleitoral fora de hora. Todos conhecem o perfil dele e sabem que ele respeita as instâncias partidárias”, defendeu ele. O deputado reforçou que o debate em torno do candidato do PT vai acontecer na hora certa e vai ser feito internamente.
Em relação a uma suposta desavença entre ele e o presidente estadual do partido, Sílvio Santos, Carvalho disse que isso não existe. “Como se sabe que a unidade do PT é a força do partido, tentam desconstruir isso com boatos”, garante.
O deputado disse que, com muita tranqüilidade e no momento certo, vai manifestar oficialmente sua intenção. "Eu ainda não coloquei meu nome à disposição do partido, mas em breve devo apresentar ao governador Marcelo Déda e às lideranças do partido a intenção de disputar as eleições”, diz Rogério Carvalho
“Quem que seja o candidato do PT não há porque se preocupar com qual vai ser o adversário, mas apenas com que propostas tem a oferecer aos cidadãos. É preciso ir para a disputa com o PT unido e ao lado daqueles que compõem esse projeto”, avalia.
Marcadores:
Aracaju,
Eleições,
Política,
Prefeitura,
PT
Militares envolvidos em reivindicações deverão ser anistiados
A informação foi passada ao vivo no Liberdade Sem Censura de sexta, dia 1 de julho, pelo deputado estadual Capitão Samuel Barreto, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa.
De acordo com ele, houve um esforço por parte dele em conjunto com o deputado federal Mendonça Prado (DEM) e do senador Eduardo Amorim (PHS) para que esse assunto fosse bem encaminhado nas comissões das respectivas casas federais.
“Já aconteceu votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e acredito que não vá ter problema. Assim vão ser beneficiados policiais e bombeiros militares não só do Rio, mas também de Sergipe e de Rondônia”, explica o deputado.
Legitimidade
Samuel argumenta que é importante legitimar essa forma de manifestação da categoria que representa. “Até a Marcha da Maconha foi permitida, porque a manifestação dos policiais e bombeiros militares não deveria ser? É preciso que os comandantes entendam que não há outra forma de fazer reivindicação”, aponta.
Marcadores:
Bombeiros,
Manifestação,
Militares,
Policiais
Assinar:
Postagens (Atom)