terça-feira, 26 de julho de 2011

ENQUETE | Fiscalização eletrônica: vale a pena?


Desde 25 de março a fiscalização eletrônica está suspensa em Aracaju devido ao cancelamento dos contratos que a Prefeitura de Aracaju mantinha com as empresas Splice e Eliseu Kopp, administradoras do sistema de monitoramento do trânsito.

De acordo com matérias veiculadas em cadeia nacional, essas empresas estão envolvidas em fraudes em várias cidades do país e a pressão sobre a SMTT fez com que o serviço fosse suspenso e os famosos "pardais" deixassem de multar infratores.

Há quem defenda que isso é melhor para o motorista e para o trânsito da capital. Outros afirmam que, com isso, os acidentes voltaram a aumentar.

O blog Notícias George Magalhães e o programa Liberdade Sem Censura querem saber sua opinião. Você acha que a fiscalização eletrônica melhora o trânsito em Aracaju? Responda à enquete na barra lateral direita do blog e interaja conosco.

Lembramos que a enquete não tem valor científico e serve apenas para sabermos um pouco mais sobre as opiniões dos nossos ouvintes, internautas e tuiteiros de plantão. Não esqueça de deixar seu comentário!

7 comentários:

  1. É preciso investimento em capanhas de educacao no transito e para o transito. Tem que "virar moda" ser educado e respeitar as leis de transito.
    O transito não é dos carros, é dos seres humanos onde se incluem ciclistas e pedetres.
    Para mim o sistema de ficalização eletronica é uma "caixa registradora" com viés de palmatória. Não é assim que se educa animais, muito menos seres humanos.

    ResponderExcluir
  2. sinceramente, estou achando que o trânsito está fluindo melhor na cidade e em relação aos acidentes, não estou notando nenhuma diferença. acidentes vão acontecer com ou sem fiscalização eletrônica porque sempre haverá motorista imprudente independente da presença da fiscalização.
    em resumo, acho que os pardais servem só pra multar.

    ResponderExcluir
  3. A fiscalização somente valerá a pena se houver razoabilidade na colocação dos equipamentos.

    Fiscalização sim, indústria de multas, NÃO.

    ResponderExcluir
  4. A fiscalização eletrônica serve para instruir os motoristas que parecem não saber o que é Código de Trânsito Brasileiro e não dá preferência ao pedestre e ciclista - personagens vulneráveis do trânsito -, por exemplo. Tem que ter fiscalização sim.

    Se você teme tanto que a fiscalização que serve como artifício educativo (sim!) se torne algo que 'lave seu dinheiro', porquê não circula conforme a lei? Assim você não compactua com a tal 'indústria de multa' que tanto assola as mentes pequenas que compõem a sociedade.

    Assinado: Cidadã Impaciente

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o trânsito esteja um pouco melhor, mas tambpem sou da tese que em alguns pontos é necessário colocar a fisclização, principalmente nos semáforos, muitos motoristas esquecem que vermelho significa pare.

    #Fiscalizaçãosim,indústriademultas,NÃO

    ResponderExcluir
  6. Campanhas educativas principalmente para os futuros motoristas e radares e sensores em cada esquina das ruas, desde que, com as devidas peculiaridades respeitadas. Instalação de passarelas para desafogar o trânsito e tantas outras ações também devem ser observadas antes de sair por aí diminuindo o limite de velocidade cada vez mais e mais. Se continuar só baixando o limite, daqui a pouco teremos vias com máxima de 01 Km/Hora.

    Observa-se que depois da desativação o trânsito melhorou bastante, principalmente na Avenida Beira Mar.

    ResponderExcluir
  7. O trânsito na capital sergipana sem sombras de dúvidas está fuindo muito melhor, com um possível aumento da velocidade, em função da falta de fiscalização eletrônica.É obvio que precisa-se de um projeto de trafego, elaborado pela engenharia que trata do assunto, para uma solução mais adequada.Quanto aos roubadores eletrônicos, sou a favor do projeto de lei de autoria do Dep. federal Sergipano, Laércio Oliveira, que limita este tipo de multa eletrônica.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre esse assunto!